Benefícios da Atividade Física

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Uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida. Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças.

Na saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.

SARCOPENIA

Sarcopenia é o declínio progressivo de massa e força musculares que acompanham o envelhecimento. Estima-se que após os 50 anos ocorra perda de 1 a 2% da massa muscular ao ano, mesmo em indivíduos saudáveis e fisicamente ativos. Secundários à perda de massa magra, ocorre uma redução da habilidade em executar tarefas e risco aumentado de queda, fraturas e dependência. A atividade física é de extrema importância para auxiliar no ganha de massa muscular e evitar o a aumento da sarcopenia.

O exercício físico pode prevenir:

  • Osteoporose
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Enfarte

O exercício físico melhora:

  • Capacidade de se cuidar
  • Auto-estima
  • Capacidade funcional
  • Postura
  • Imunidade às infecções
  • Padrões do sono
  • Recuperações de doença e cirurgias
  • Desempenho fisiológico

O exercício físico reduz:

  • Dor
  • Obesidade
  • Fadiga
  • Incontinência
  • Necessidade de alguns medicamentos
  • Solidão

A falta de exercício pode contribuir para:

  • Problemas cardíacos
  • Asma
  • Múltiplas incapacidades
  • Angina de peito