Dietoterapia Energética

Dietoterapia Energética
3 (60%) 1 vote

yin_yang_alimentacao
Um diferencial no tratamento da Nutrição é utilizar como base da alimentação dos pacientes a Dietoterapia Energética, que considera a interação das energias Yin e Yang do indivíduo e dos alimentos.

O tipo de dieta que o paciente recebe será de acordo com o perfil energético (Yin ou Yang) que identificamos por meio de um questionário durante a consulta.

Nosso objetivo é fazer uma reeducação alimentar e atingir não apenas o peso ideal, mas também o equilíbrio energético.

Metabolismo lento e energia dos alimentos

Disposição física e mental está como objetivo principal de muitas pessoas atualmente. Sobrecarga emocional e de tarefas diminuem muito nossa “bateria” todos os dias, e nosso motor acaba funcionando em baixa rotação. Temos sintomas de cansaço e peso nas pernas, lentidão de raciocínio e memória. A falta de paciência e irritabilidade também são percebidos com freqüência.

O equilíbrio energético vem, na sua maior parte, da harmonia dos alimentos. Dentre os 5 pilares da saúde na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Fitoterapia e a Dietoterapia correspondem a sua força mais relevante. Descobrir o momento YIN- YANG dos cinco órgãos energéticos principais (Coração, Fígado, Baço-Pâncreas, Pulmão e Rim) é o primeiro passo para montar os cardápios específicos para cada pretendente.

A medida que recarregamos as “baterias” (aporte de alimentos YIN e Neutros) e imprimimos mais dinâmica (YANG), conseguimos otimizar as vertentes metabólicas. A diminuição de medidas e de retenções de líquido começam a ser percebidos. As sensações de bem estar e leveza também vêm como sinais do novo equilíbrio mente-corpo. O sono melhora seu padrão reparador e acordamos mais bem-humorados.

Exemplos Práticos

Alimentos considerados úmidos ou paralisantes que, geralmente, diminuem a força do órgão Baço-Pâncreas, são balanceados pela nutricionista responsável, prevenindo essa comum desarmonia. Esse desbalanço crônico, junto a outras agressões alimentares, pode culminar no Diabetes e Obesidade. Sua adequação mostra melhora na energia muscular e das preocupações, inerentes as funções desse órgão tão importante.

Já os alimentos aceleradores (Yang) são introduzidos com segurança e balanço calóricos. Devem ser usados diariamente, mas com cautela, tendo uma medida para cada indivíduo. Ajudam na disposição e multiplicam a eficiência das funções orgânicas e cerebrais, sendo muitos deles também antioxidantes potentes (anti-inflamatórios e/ou depuradores naturais).

Preparo dos alimentos

As quantidades ideais, nas várias opções de cardápios individualizados, facilitam os resultados e a adesão aos novos hábitos alimentares. Detalhes do preparo são explicados pela equipe de Nutrição Energética.

A satisfação geral da milenar Dietoterapia Energética chinesa (baseada na MTC) tem promovido cada vez mais procura e recomendação médica, mantendo sem remédios e com segurança seus benefícios a longo prazo.

André Zeraib Caraviello
Médico
CRM: 97202

 

Quer um atendimento personalizado ? Entre em contato com nossas Nutricionistas localizadas em Alphaville.